sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Mães à obra: decorar com papel de seda

O primeiro post da série "Mães à obra" foi um sucesso, e até para mim, a adesão foi uma surpresa. Há imensas mamãs que, como eu, gostam de dar algum toque pessoal e home made à decoração das festas ou mesmo da casa. Podemos ter jeitinho para a coisa, ou não. Mesmo as menos talentosas (eu pertenço ao clube) vão conseguir executar o tutorial de hoje. Fácil , muito fácil. 

Dica de hoje: Pompom em papel de seda. 

Sim, aquelas flores fartas e mega giras, feitas em papel de seda, vieram para ficar. Se antes, era giro encher a sala de balões, agora a tendência é este complemento. Ele já marcou e brilhou na decoração de mercados, mercadinhos, vendinhas, e nas festinhas mais in. Agora, vai brilhar aí em casa, e vocês vão descobrir como é simples de o fazer. No segundo aniversário da Matilde, comprei 3, mas honestamente, não sei por qual razão. A parte mais complicada, é a parte final, onde temos de desfolhar o "pompom", e que com descuido, podemos rasgá-lo. Esta parte temos de fazer na mesma, mesmo com os pompons comprados. Por isso, fui à procura de como fazer em casa e vou dividir com vocês. A vantagem é que sendo feito por nós, podemos ter o pompom na cor que quisermos, ou mesmo um padrão. 

O que vamos precisar, Família? 
-10 folhas de papel de seda
-Tesoura
-Fita (fininha)- Ficam giras as de cetim.

Como vamos fazer, família? É só seguir o passo-a-passo...

Junte as 10 folhas de papel de seda em bloco, bem alinhadas, e dobre como se estivesse a fazer um leque.


Agora, deite o leque bem dobrado e dobre mais uma vez ao meio. É importante que todas as dobras sejam bem vincadas, pois é o que dará o efeito final. Com o leque dobrado a meio (ver imagem abaixo), aperte com a fita. Lembre de deixar uma das pontas muuuuito maior, pois é ela que vai servir para pendurar o pompom.


Para um efeito giro-giro, vai precisar cortar as pontas deste "leque". Pode cortar como quiser: em bico, arredondado...vale usar a imaginação. 


Agora, vai começar a parte mais importante e que exige cuidado. Vamos começar a desfolhar as folhas de seda, uma à uma. Começamos por desfolhar completamente um dos lados do "leque", separados pela fita ao meio.


Com um dos lados completamente desfolhados, vamos fazer o outro lado. Não se preocupem se não estiver perfeito, é no final, com o pompom todo aberto, que vamos retocar as folhas e harmonizar o resultado final. 





Prontinho! Agora, basta encher a sala, e quem sabe, aproveitar para decorar o quarto dos pequenos...

Um artigo totalmente homemade, low cost, e que se adapta a qualquer idade e a qualquer ambiente. Para meninos e meninas, graúdos e miúdos. ;) 

Beijinhos e...Mães à Obra! ;)





Nenhum comentário:

Postar um comentário